ProjetosSobreContato

apartamento brasiliano

Brooklin, São Paulo - SP

Por se tratar de um apartamento pequeno, a diretriz principal do projeto é aproveitar ao máximo o espaço disponível. Optou-se por projetar um mobiliário específico para o projeto, que exerce duas funções: modulação do espaço e armazenamento.

Os ambientes da sala e do quarto são divididos por uma estante, que possui estrutura de ferro e fechamentos em chapas de madeira compensada. Os montantes verticais e horizontais dividem o móvel em módulos menores, ocupados por elementos de madeira (bandejas, caixas, pequenos baús) que podem ser rearranjados de acordo com a necessidade e a vontade dos moradores.

O móvel possui dois módulos maiores: um vazado, para a entrada do quarto e outro que abriga o armário, com portas de correr. As portas podem ser usadas também para fechar a entrada do quarto, criando um ambiente mais privativo. O quarto conta também uma marcenaria customizada para o móvel da cama, que possui compartimentos laterais para guardar sapatos e outros objetos. A cabeceira da cama é composta por pequenas prateleiras, que funcionam como criado mudo.

Na parede adjacente à porta de entrada, a estante delimita um pequeno nicho, pensado como um espaço de trabalho e estudo. A mesa que compõe esse espaço é idêntica à mesa de jantar que compõe a cozinha; as duas podem ser combinadas para formar um móvel maior em ocasiões especiais, como reunião de família e amigos.

Foi proposto o fechamento da varanda com placas basculantes de vidro, onde foi instalada a cozinha. Assim, obteve-se uma sala mais ampla e totalmente integrada com a cozinha. A integração desses ambientes é reforçada pelas prateleiras e pelo rack que percorre toda a parede oeste. A bancada de pedra que foi entregue com o apartamento foi mantida e integrada com os armários, revestidos de fórmica cinza.

Assim como na cozinha, a bancada original do banheiro foi mantida e integrada a um armário de mesmo acabamento: fórmica cinza. Acima da bancada foram instaladas prateleiras de madeira horizontais, que sustentam um espelho móvel. O espelho pode ser movimentado por toda a extensão das prateleiras, servindo também como fechamento das prateleiras.

Os materiais e revestimentos foram escolhidos tanto pela durabilidade como pela característica física que apresentam. O piso de epoxi, resistente e versátil, pode ser aplicado em todos as áreas secas do apartamento, criando uma identidade unificada em todos os ambientes. As chapas de madeira que compõe o mobiliário exercem uma função similar: presentes em todos os ambientes, atuam como elementos de coesão.

Urutau small logo

Abril de 2017

Brooklin, São Paulo - SP

Área construída

32

EQUIPE

Juliana Stendard

Levantamento, projeto, renderização